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Como não engordar no inverno! Que dilema!

Os biquínis e sungas estão guardadinho nessa época do ano porque o inverno já está aí batendo na nossa porta. Mas a grande pergunta é: Como não engordar no inverno. É uma tarefa difícil, concorda?

E o que acaba acontecendo é que a gente sempre engorda uns quilinhos.

Então resolvi falar sobre alguns mitos e verdades sobre a relação entre o inverno e a comida!comer-muito-no-inverno

Nós precisamos comer para ficarmos mais quentes?

Essa é uma crença comum – mas não poderia estar mais errada, dizem especialistas.

E alguns ainda dizem que aquele que têm excesso de peso sentem mais frio!

Daí me perguntei: Como? Se tem excesso de gordura que serve de energia para esquentar o corpo?

Então, descobri que quando a gente engorda com excesso de calorias, é tecido adiposo branco; a única gordura que te mantém aquecido é o tecido adiposo marrom, que os bebês têm e que é devido à programação genética.

Enquanto a gordura branca armazena energia, a gordura marrom queima calorias.

Então, por que nós sentimos que estamos comendo mais quando fica frio?

Nos tempos dos nossos antepassados, os meses de inverno estavam associados à fome.

Uma teoria é que estamos geneticamente programados para aumentar as reservas de gordura no outono para nos ajudar a sobreviver – conhecida como a “hipótese do gene parcimonioso”.

Mesmo que a teoria estivesse correta, não é uma desculpa para ficar gordinha, né? rs

Hipoteticamente, nossos genes podem favorecer o armazenamento de gordura; mas você pode controlar o que acontece fazendo as escolhas alimentares certas, aprendendo com minhas dicas fazer reeducação alimentar (link para o site reeducação alimentar)

Mas eu sempre me sinto com fome …

Se nos aquecermos ao sair e mantermos nossas casas bem aquecidas, é improvável que as temperaturas do inverno contribuam para qualquer alteração significativa no apetite.

Então a fome está toda na mente?

Talvez não.

A melatonina, o hormônio desencadeado pela escuridão que nos faz sentir sonolento, também pode ter um papel no apetite.

Sabe por quê?

Porque na primavera e no verão, os níveis de melatonina diminuem, mas no outono e no inverno os níveis de melatonina aumentam e esse hormônio age no apetite.

Na maioria dos mamíferos, esse aumento da melatonina reduz a fome – uma estratégia para lidar com a diminuição dos recursos alimentares.

Mas em algumas espécies, o mesmo sistema produz efeitos opostos, então é possível que isso possa explicar o aumento da fome e do peso nos seres humanos.

Bem, é uma boa desculpa de qualquer maneira. 🙂

O que pode surpreendê-lo é que a maioria de nós come mais na primavera e no verão: é apenas o tipo de alimento que queremos que mude no outono.

comer-mais-no-frioNa primavera e no verão, recebemos mais carboidratos, mas desenvolvemos uma tendência para comidas mais gordurosas no outono. Não sei por quê, gente! rs

E isso pode ser motivado simplesmente pelo desejo de nos animar.

Parece que no inverno, tendemos a desenvolver um nível mais baixo de felicidade, chamado enfado. Isso é basicamente uma insatisfação de baixo nível, o que acontece quando está frio, úmido e escuro.

E a gente bem sabe que quando estamos com tédio, usamos os alimentos de conforto e atacamos a geladeira. Quem já foi gordinha como eu e sofre de ansiedade sabe bem do que estou falando.

O que percebo é que no inverno, optamos por alimentos calóricos densos em energia, que tendem a ser mais doces ou mais gordurosos.

Outra descoberta de pesquisadores

Muitas pesquisas sugerem que baixos níveis de vitamina D – a vitamina do sol – podem afetar nosso peso no inverno.

Seu corpo precisa da luz do sol para sintetizar a vitamina D, mas no inverno há menos horas de luz do dia, as pessoas ficam menos no sol e a pele tem pouca exposição à luz.

Estudos preliminares sugerem que pessoas com baixos níveis de vitamina D armazenam mais gordura.

Então mulherada, vamos aumentar nossos níveis de vitamina D.

Como aumentar os níveis de Vitamina D?

vitamin-2732432_960_720Podemos fazer isso, comendo peixes mais oleosos e obtendo 20 minutos de exposição à luz solar todos os dias, de preferência com os antebraços descobertos.

Conclusão

Então é isso gente, vamos nos prevenir e ficar no sol a medida que conseguirmos.

A gente aqui no Brasil ainda dá sorte, pois o sol sempre aparece, lá na Europa, tem lugar que nem sempre tem sol! Já pensou? Deus nos livre! 🙂

Se gostaram do post, compartilhem com as pessoas queridas!

Bjs e até a próxima! 😉

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